REAÇÕES ALÉRGICAS E IRRITAÇÕES

Como evitar e o que fazer nesse casos!

Mesmo que você seja uma super, mega, top profissional com diversos cursos e formações, você não estará livre de ter clientes que possam desenvolver reações alérgicas ou possíveis irritações após o procedimento. Mas será que, você sabe como agir em situações assim?

É importante salientar que, em situações como essa, sua cliente poderá te procurar  com um certo ar de desespero e insatisfação. Por isso, recomendo que você sempre mantenha a calma e entenda que esse tipo de reação é totalmente aceitável pois que ela está preocupada com a visão dela.  Hoje existem dois tipos de clientes em nosso segmento: os que são adeptos à técnica e não ficam sem e aqueles que ainda tem receio das possíveis intercorrências que podem acontecer após a aplicação. Para que isso não aconteça, podemos identificar  os sinais importantes para evitar esses tipo de situação! Hoje vou focar em alergias, pois percebo que é um dos tópicos mais preocupantes:

  • Sua cliente preencheu uma ficha de avaliação?
  • Ela estava ciente de que qualquer serviço de beleza ( mesmo que em poucos casos) tem uma pequena chance de reação negativa? Isso mesmo, Por mais que você utilize os melhores produtos do mercado, sua cliente possui um sistema imunológico único que pode desenvolver reações a qualquer época de sua vida útil e, por isso, fica impossível dizer que o procedimento 100% das vezes serão satisfatório, mas há sempre opções que podem minimizar os riscos disso vir a acontecer!

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, "Dermatite alérgica é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a uma substância à qual você é sensível (alérgeno) e que desencadeia uma reação imunológica capaz de causar irritação ou alergias. 

Ela surge após repetidas exposições a um produto ou substância. Depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar de meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Essa forma de dermatite aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente. Você pode tornar-se sensível a um alérgeno forte, após uma única exposição. Alérgenos mais fracos pode exigir múltiplas exposições ao longo de vários anos para desencadear uma alergia. Depois de desenvolver uma alergia a uma substância específica, no entanto, você vai ser alérgico para a vida toda. A exposição ao mesmo agente, mesmo que em pequena quantidade, vai provavelmente provocar uma reação."

Reações alérgicas de níveis extremos são raras e sempre temos pequenos sinais que devem ser levados a sério por qualquer profissional e que funcionam como sinais de alerta para mostrar que o corpo do seu cliente está começando a se tornar intolerante ao serviço. Geralmente, esses sinais surgem nas primeiras 24 horas após o procedimento e, caso apareçam sugiro que você remova as extensões imediatamente para evitar que as reações fiquem em um nível avançado.

Sinais de Alerta:


Inchaço: Mesmo que seja mínimo, não é natural!! Cuidado! Se você ignorar esse sinal poderá chegar ao ponto de sua cliente não conseguir abrir os olhos após algumas horas -  Já imaginou o desespero? Oriente sua cliente e NÃO ofereça mais o serviço! Se, ainda assim ela insistir recomende outro tipo de procedimento, como lash lifting

Coceira: É claro que existem diversos tipos de coceira, como aquelas espontâneas e habituais, mas se logo após o procedimento a cliente relatar coceira intermitente diretamente onde estão aplicadas as extensões e a região estiver avermelhada, pode apostar que o corpo não gostou do que está em contato, isso muitas vezes acontece se a profissional aplicar as extensões em contato com a pele, e por isso ressaltamos a importância de uma formação de qualidade antes de atender clientes! A saude ocular deles estarão em suas mãos!

Mas, se você que está lendo essa matéria é cliente, ou deseja ingressar nessa profissão, não precisa se assustar, esses casos são raros e com a devida formação a profissional tem o conhecimento suficiente para evitar esse tipo de situações e fazer com que sua experiência com as extensões de cílios seja maravilhosa! Para que você se sinta mais confiante em realizar o procedimento ou para você que atua na área, seguem algumas dicas para que essa situação não seja um pesadelo na sua vida:

  • Higienize bem os cílios antes do procedimento e em cada manutenção! Nosso procedimento só se torna “duradouro”; quando os cílios estão 100% limpos e secos, por isso nada de apenas soro ou água ou até mesmo lencinhos umedecidos…é preciso que você utilize shampoos específicos para esse área e para facilitar a higienização entre todos os fios eu recomendo que você utilize pincel de maquiagem…pois eles tem cerdas macias que irão conseguir alcançar TODOS os fios e o mais importante…. A RAÍZ! O pincel pode ser dado como cortesia para a cliente ou você deve utilizar materiais que sejam descartáveis! E é claro, eduque sua cliente que o cuidado dela em casa também é fundamental…afinal não adianta lavar somente uma vez, e aquela história que não se pode lavar as extensões de cílios já está enterrada a séculos!! 🤦🏻‍♀ Os produtos e técnicas utilizadas hoje são avançados e melhores do que a anos atrás, e sua cliente deve ter ciência que a higienização correta não afeta a durabilidade das extensões! Reforce que com a proliferação de bactérias isso pode provocar coceiras e irritações após alguns dias da aplicação…e que isso não é alergia, basta ela lavar e pronto!..rs

  • Cuidado com o produto que você utiliza, hoje com tantas informações sendo divulgadas as vezes as profissionais utilizam produtos que nem conhecem o real motivo para isso e se esquecem que todos os produtos tem químicas….e que a combinação delas nem sempre pode ser ideal! Conheça seu produto, formulação e ingredientes..não é por que alguém diz  “Usa que a retenção é melhor” que você ja vai aplicando nos olhos dos seus clientes. Você sabe a composição desse produto? Você já se perguntou..COMO esse produto funciona? Fique atento!

  • Eu sempre recomendo produtos mais naturais…ai eu sei que você deve estar pensando…como oque? Exemplos, na higienização eu prefiro solução salina ou invés de primer, na hora dos adesivos, sempre é melhor formulações com pouco odor e vapor (mesmo que alguns considerem pouco, outros podem considerar que sentem e percebem mais o cheiro, por isso é importante que você selecione o produto pela sua capacidade e agilidade, não apenas pela marca, ou recomendações). Lembre-se que durante o procedimento esse “vapor"chamado de fume pode irritar a córnea se os olhos não estiverem 100% fechados. Muitas vezes achamos que o vilão é sempre o adesivo, mas na maioria das vezes não é, por isso antes de julgar o culpado, é necessário um teste de alergia para identificar qual o agente que esta ocasionando esse processo alérgico. Na dúvida você sempre pode fazer uma teste alérgico em suas clientes! Nosso manual de instruções de cada adesivo possuem o passo a passo do teste! 

  • Protetores em gel para os cílios inferior! Mas cuidado ao escolher que tipo de protetor, pois alguns contém aditivos e ingredientes que também podem ser alérgicos ou irritantes, e jamais utilize apenas fita micropore, isso pode desencadear irritações além de que a sensação de remoção dessa fita pode ser dolorosa! Você pode optar for fitas cirúrgicas como transpore ou microfoam no lugar da micropore tradicional. 


Espero que essas dicas possam ajudar e inspirar que a extensão de cílios é um procedimento que deve ser levado a sério e que se você está disposta a ingressar nessa área, deve ter o conhecimento suficiente para faze-lo com segurança e qualidade, mas que, se por ventura algo desse tipo acontecer, não significa que você é a culpada, apenas trate a situação de forma profissional, e leve como experiencia de aprendizagem! E claro, nunca prescreva nada ao seu cliente, sempre oriente a procurar um médico!

Nosso mercado vem crescendo absurdamente e nós é quem somos as responsáveis por esse crescimento ser duradouro e na direção correta, por isso quanto mais informações pudermos compartilhar, melhor para nossos clientes e a valorização de nossa profissão, e para isso deixo um dever de casa para todas as profissionais! A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia fez um estudo cientifico sobre dermatites de contato e alérgicas que acho essencial que vocês leiam vou deixar o arquivo disponível aqui!

Bons estudos e a gente se vê no próximo post, e claro, comentem se esse post foi bom para vocês! ;)

Xoxo,

Luana Rastelli 

CEO - Rastelli Beauty PRO ®✨


7 comentários

  • Parabéns, adoro seu trabalho!!!

    Valdirene silva
  • Esse assunto foi de muita valia , faz pouco tempo que entrei nesse mundo , estou Amando , obrigada por compartilhar seu conhecimento 😍

    Andreia
  • Oi Lu
    Eu não descarto o pincel de higienização
    Vc recomenda ser descartável esse item igual à escovinha ?

    Marcilene
  • Nossa me ajudou bastante! Vcs estão sempre na frente de todos! Parabéns

    Lucykelly
  • É sempre bom artigos como este pois apesar de cursos e práticas no dia a dia, sempre acabamos tendo uma dica nova tanto de produto opcional como forma de trabalhar….

    Renata Araújo

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados